Registro de Marcas

Como registrar uma marca?
fevereiro 4, 2016
INPI Registro de Marcas
fevereiro 4, 2016

Registro de Marca

Há várias detalhes que devem ser considerados quando se inicia um negócio. Um deles é a sua marca, além de ter um plano para cuidar da imagem da sua empresa, também é importante investir no registro de marca.

O conceito de marca, de acordo com a legislação, é um “sinal visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços”. O registro de marca deve ser feitao no INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial. A marca registrada será válida em todo o país, e será exclusivo, para a primeira pessoa ou empresa que registrá-la.

Como registrar a minha Marca?

A primeira coisa que deve ser feita é verificar se a sua marca pode ser registrada, uma vez que existem alguns símbolos que são muito genéricos ou habituais e não podem ser apropriados por apenas uma pessoa ou empresa.

Então é necessário analisar se sua marca já foi registrada, uma vez que duas marcas não podem ser iguais. Por vezes é possível registrar uma marca que é semelhante à outra já registrada, mas em apenas alguns casos.

O processo pode parecer simples, mas é essencial o acompanhamento por uma empresa especializada, pois se acontecer algum erro, o dinheiro não é reembolsável, por isso a Equipe Marcas e Patentes oferece consultoria completa, da criação ao registro de sua marca!

 

Ao escolher a categoria, é necessário definir quais os tipos de produtos ou serviços da marca irão proteger. O INPI utiliza a Classificação Internacional de Produtos e Serviços, também conhecida como classificação de Nice, que tem uma lista de 45 categorias, cada uma com informações sobre os diferentes tipos de produtos e serviços. Categorias 1-34 produtos de cobertura e 35-45 serviços de cobertura; há também listas complementares, numa tentativa de abranger a maior quantidade de produtos e serviços possíveis.

Quem pode registrar a marca?

Qualquer pessoa física ou jurídica, o processo é simples, é só entrar em contato com a Equipe Marcas e Patentes, nós vamos realizar uma pesquisa de viabilidade (totalmente sem custos), se a sua marca estiver apta ao registro, vamos solicitar toda documentação necessária.

Deixe com quem realmente entende do assunto, escolha a Equipe Marcas e Patentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *