Quanto tempo demora para registrar uma marca?

Registro de Marca – Descubra por que fazer
março 2, 2017
The Chance of Absolutely free Essays Paper Samples, Matters and Illustrations Web
março 28, 2017

Registrar uma marca não é obrigatório, mas é muito importante como já falamos no post Registro de Marca – Descubra por que fazer. A marca do seu negócio é o que diferencia seus produtos/serviço dos concorrentes e os destaca no mercado, por isso é indispensável fazer o registro para a sua total segurança.

O processo de registro de marca é bem burocrático e pode levar até quatro anos. O primeiro passo é fazer a análise de viabilidade da marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade industrial), o órgão regulamentador do procedimento, para saber se outro pedido de registro foi realizado anteriormente. A Equipe Marcas faz essa consulta gratuitamente para facilitar para você. Acesse o site e faça o pedido.

Qualquer pessoa pode fazer o pedido de registro pela internet ou diretamente no INPI, mas como o processo é lento, burocrático e pede acompanhamento constante, é recomendado que o empresário procure o auxílio de um intermediário, um advogado especialista em propriedade intelectual, que é o caso da Equipe Marcas. Somos especialistas em Registro de Marcas e Patentes há mais de 15 anos e atendemos todo Brasil, com advogados qualificados acompanhando de perto cada processo.

Depois de entrar com os documentos e pagar as taxas, protocolar junto ao INPI, o pedido de registro de marca é publicado na Revista da Propriedade Industrial e num prazo de sessenta dias pode haver oposição. O INPI analisa e julga se o registro é procedente ou improcedente, podendo o titular recorrer neste caso. A partir daí há uma série de análises e prazos, que torna o processo de registro um pouco complicado.

É muito importante acompanhar todas as fases do processo de registro de marca, já que durante o período a marca pode ser indeferida, terceiros podem requerer a nulidade do processo ou solicitar a caducidade de um registro e a qualquer momento o INPI pode solicitar documentos. Muita coisa pode acontecer e o titular pode recorrer e se defender para não perder a sua marca. Se tudo der certo o registro da marca é concedido e vigora pelo prazo de dez anos e deve ser renovado a cada dez anos.

Valorizamos muito a transparência com os nossos clientes e por isso, durante os processos de registro de marca, nós informamos detalhadamente o que está incluído nos nossos serviços e o andamento do pedido. Garantimos a tranquilidade do empresário, pois cuidamos de tudo, oferecendo total assessoria e suporte para a segurança da marca. Entre em contato conosco para fazer uma consulta da sua marca e solicitar um orçamento sem compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *